Curso Técnico de Recepção Hoteleira

Duração

  • 3 Anos

Condições de Acesso

  • 9º Ano de escolaridade
  • idade entre os 15 e 20 anos
  • Capacidade física e psíquica para a frequência dos cursos de hotelaria

Perfil de Saída

  • Certificação profissional nível IV
  • Equivalência escolar ao 12º Ano

O Técnico(a) de Recepção é o(a) profissional que executa o serviço de recepção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins. As atividades fundamentais a desempenhar por este(a) técnico(a) são:

  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
  • Efetuar o arquivo da documentação utilizada na recepção;
  • Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
  • Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação doa alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
  • Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a recepção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, recepção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento , acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
  • Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de recepção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;  assegurar a conservação e manutenção da recepção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.

Plano de Estudos