João Oliveira, Chef
João Oliveira, de 31 anos, formou-se na Escola Profissional Infante D. Henrique, no Porto, como Técnico de Cozinha em 2006, e desde então tem passado pelas maiores referências gastronómicas de Portugal, nomeadamente no restaurante Largo do Paço, em Amarante e com uma estrela Michelin, no The Yeatman Hotel, onde foi Subchefe durante quatro anos, também com uma estrela Michelin, bem como no restaurante do Vila Joya, premiado com duas estrelas Michelin.
Em 2015, João Oliveira assume a chefia do VISTA.
Em 2019 foi galardoado pela Academia Internacional de Gastronomia “Chef de L’Avenir”, conquistou para o VISTA uma estrela Michelin e “Garfo de Ouro” 2020 do semanário Expresso.
in https://vistarestaurante.com/o-chef
João Oliveira, do algarvio Vista, nomeado para a lista dos melhores chefs do mundo
Nasceu em Valongo, estudou no Porto, estreou-se no Norte e conquistou estrela Michelin no Algarve: o chef do Vista, no hotel Bela Vista de Portimão, está oficialmente na corrida para os Best Chef Awards 2022.
Ainda andei um bocado indeciso na escola secundária, cheguei a faltar às aulas, mas quando fui para o 11º ano, voltei para o curso de cozinha e na cozinha fiquei até hoje. Estudei na Escola Infante D. Henrique, nem sabia que havia a Escola de Hotelaria do Porto. Com 15 anos, ia para o Porto de comboio, saía daqui e ia para o apeadeiro de Campo, para sair em São Bento e ir para Cedofeita a pé. Na altura a minha família não aceitou a minha decisão. Os meus irmãos iam para a universidade e eu ia para um curso profissional, ia para cozinha e os cozinheiros eram mal vistos.
in https://www.evasoes.pt/comer/chef-joao-oliveira-comecei-a-cozinhar-para-ajudar-a-minha-mae/760149/