No âmbito da responsabilidade social, a Escola procura sensibilizar os seus alunos para a importância do bem-estar e da sustentabilidade da vida em comunidade tendo colaborado, em consonância com as atribuições, de cada instituição, com:
1 - Lar Senhor do Bonfim – Associação de Solidariedade Social
tendo por objetivo:
- Contribuir para que os alunos interiorizem valores e princípios;
- Suscitar nos jovens consciência da sua responsabilidade social;
- Promover a interação entre gerações com a partilha de saberes e afetos.
2 - A Confraria da Caldeirada Do Peixe e do Camarão de Espinho
procurando:
- Aproveitar as potencialidades das duas instituições no que respeita à valorização do território designadamente na promoção e divulgação dos produtos do mar e da pesca na gastronomia.
CONFRARIA
- No último ano letivo no âmbito do projeto interdisciplinar, que cada turma desenvolve ao longo do curso - Tema Unificador, uma turma do curso de cozinha desenvolveu o tema/projecto “Cozinha Sustentável” e da pesquisa efetuada e do trabalho realizado brotou a ideia de criação de uma confraria no seio da Escola.
- A ideia foi trabalhada, professores e alunos envolveram-se e a “CONFRARIA DO INFANTE E GASTRONOMIA DAS DESCOBERTAS” surgiu com o “objeto de promover e divulgar o estudo da influência dos Descobrimentos Portugueses na gastronomia, no que concerne ao receituário, técnicas de conservação e confeção, objetos e podendo constituir-se instrumento pedagógico/formativo para os alunos da EPIDH”.
- Instrumento pedagógico que deve promover a convivialidade e a socialização à volta da mesa, em redor do que é da mesa, enquanto veículo integrador e promotor da coesão e igualdade, entre os ex-alunos, os atuais e os futuros formandos da EPIDH.
- A Apresentação pública da “CONFRARIA DO INFANTE E GASTRONOMIA DAS DESCOBERTAS” ocorreu no passado dia 25 de maio na Casa do Infante, no Porto.
Confrades de Honra