1 - Onde se localiza a Escola Profissional Infante D. Henrique?
A EPIDH localiza-se na Rua do Melo, 5
4050-372 PORTO.
2 - Transportes de acesso?
Metro do Porto - A estação da Lapa encontra-se a 300 metros.
STCP - Várias linhas dos transportes públicos têm paragens a 400 metros.
3 - Que cursos são ministrados na Escola Profissional Infante D. Henrique?
3.1 - Curso de Educação e Formação (CEF):
- Curso de Cozinha
3.2 - Cursos Profissionais (CP):
- Técnico de Restauração Restaurante Bar
- Técnico de Restauração Cozinha Pastelaria
3.3 - Cursos Formação Modular (CFM):
- área de Restaurante Bar
- área Cozinha Pastelaria
4 - Como posso inscrever-me?
Preenchendo a ficha de inscrição em:
4.1 - Utilizando a ficha de inscrição online disponível no sítio da escola www.epidh.pt;
4.2 - dirigindo-se à secretaria da escola.
5 - Que elementos são necessários para efetuar a minha matrícula?
Apenas o preenchimento da ficha de pré-inscrição. Após a publicação das listagens dos candidatos admitidos, serão solicitadas informações complementares.
6 - Os candidatos são selecionados?
Depois de inscritos, os candidatos ao ensino profissional têm entrevista, preferencialmente, com os diretores de curso a que se candidatam.
7 - Condições de acesso?
7.1 - Alunos do Curso CEF Cozinha - idade igual ou superior a 15 anos e 2º ciclo do ensino básico e/ou frequência do 7º ano de escolaridade.
7.2 - Alunos dos cursos profissionais - conclusão e aprovação no ensino básico, idade até aos vinte anos e capacidade física e psíquica para a frequência dos cursos de hotelaria.
7.3 - Cursos de Formação Modular - candidatos com idade igual ou superior a vinte anos, para aperfeiçoamento de profissionais com ou sem vínculo laboral.
8 - O que é a FCT e como se concretiza?
8.1 - A formação em contexto de trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais que visam a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.
8.2 - A FCT realiza-se numa unidade hoteleira/restauração do país, parceira da EPIDH, orientada por um professor da escola e um tutor da entidade de acolhimento, complementando as aprendizagens que o aluno foi desenvolvendo na escola, tendo assim o primeiro contacto com o mundo real do trabalho.
8.3 - Os CEF e CP ministrados na escola realizam FCT.
8.3.1 - Nos CEF, a FCT é realizada no 2º ano.
8.3.2 - Nos CP, é realizada no final dos 2º e 3º anos do curso.
9 - O que é a PAP?
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto, apresentado e defendido no final do curso, perante um júri tripartido, em que o aluno demonstra os saberes e as competências desenvolvidas, ao longo da formação.
10 - O que é a PAF?
A Prova de Avaliação Final (PAF) assume o carácter de prova de desempenho profissional e consiste na realização, perante um júri tripartido, de um ou mais trabalhos práticos, baseados nas atividades do perfil de competências visado, devendo avaliar os conhecimentos e competências mais significativos.
11 - Qual a certificação?
11.1 - Curso de Educação e Formação / Cozinha
11.1.1 - Os Cursos de Educação e Formação são um dos percursos do nível básico de educação. Podem ter dupla certificação, escolar e profissional. Concluído o curso sem realização de PAF e FCT é obtido um certificado de competências escolares e, caso obtenha média igual ou superior a 3 nas componentes de formação sociocultural e científica, um certificado escolar de conclusão do 9.o ano de escolaridade.
A Formação em Contexto de Trabalho terá um mínimo de 210 horas de duração.
11.1.2 - Concluído o curso com total aproveitamento, obtém certificação escolar equivalente ao 3.º ciclo e uma certificação profissional, conferindo o Nível II de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
11.1.3 - Os Cursos de Educação e Formação têm a duração de dois anos.
11.2 - Cursos Profissionais - Cozinha Pastelaria e Restaurante Bar
11.2.1 - Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação. Têm dupla certificação, escolar e profissional. Caracterizados por uma forte ligação ao mundo profissional, relevam aprendizagens que valorizam o desenvolvimento de competências para um dado perfil profissional, permitindo o prosseguimento de estudos.
11.2.2 - Estes cursos assentam numa formação integral dos jovens, valorizadora de competências para a vida e para o mundo do trabalho. Compreende componentes de formação sociocultural, científica, tecnológica e prática, em parceria com empresas de hotelaria e restauração de todo o país.
11.2.3 - A EPIDH reconhece, para os seus cursos profissionais, as unidades hoteleiras e de restauração do mercado de trabalho como um espaço de formação onde se desenvolvem, em contexto real de trabalho, aprendizagens significativas.
11.2.4 - Concluído o curso com total aproveitamento, obtém certificação escolar equivalente ao ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o Nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e da União Europeia, que permite a livre circulação do trabalhador no espaço europeu.
11.2.5 - A duração dos cursos profissionais é de três anos.
11.3 - Cursos de Formação Modular - áreas de Cozinha Pastelaria e Restaurante Bar
11.3.1 - Visam a aquisição de conceitos básicos, o aperfeiçoamento de quadros integrados no mercado de trabalho ou o regresso ao mercado de trabalho por parte de desempregados, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.
11.3.2 - Certificação de qualificação/módulo frequentado com aproveitamento.
11.3.2.1 A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
12 - O que se entende por cursos de Nível II?
Nível de qualificação correspondente ao 3.º ciclo do ensino básico, obtido no ensino regular ou por percursos de dupla certificação
13 - O que se entende por cursos de Nível IV?
Nível de qualificação correspondente ao ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação (cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação e formação ou cursos artísticos-especializados no domínio das artes visuais ou audiovisuais) ou ensino secundário vocacionado para o prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de um mínimo de 600 horas em Formação em Contexto de Trabalho.
14 - O que se entende por Cursos de Formação Modular?
São formações organizadas em unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações definidas no Catálogo Nacional de Qualificações.
15 - Pagam-se propinas?
15.1 - Nos cursos de educação e formação e cursos profissionais, não. O ensino é gratuito. Estes cursos são financiados pelo POCH.
15.2 - Nos cursos de formação modular, é paga propina.
16 - Tenho acesso a subsídios?
16.1 - Sim. Os cursos de educação e formação e cursos profissionais são financiados pelo POCH, nomeadamente alimentação, transporte, visitas de estudo, livros, material escolar e bolsa de formação.
16.2 - O direito aos subsídios termina quando os alunos faltam mais de 5% das horas do volume de formação anual independentemente da sua natureza (faltas justificadas e injustificadas).
16.3 - Na formação modular não existem subsídios.
17 - Ao estudar na Escola Profissional Infante D. Henrique, estou abrangido por algum seguro?
A escola oferece um seguro de acidentes pessoais. É válido no percurso residência habitual-escola-residência habitual, em contexto escolar e em formação em contexto de trabalho.
18 - Os cursos profissionais estão adaptados a alunos com Necessidades Educativas Especiais?
Não. Os cursos profissionais de hotelaria e restauração, pelo perfil exigido aos alunos na saída do curso, não tem currículo adaptado que suporte NEE.
19 - Um aluno com o 12.º ano de escolaridade completo pode matricular-se num curso profissional?
Sim, desde que haja vaga e tenha menos de 20 anos de idade, ou, tendo 20 anos até à data de início do ano lectivo, tenha frequentado e tido aproveitamento no ano lectivo anterior.
20 - Um aluno que tenha frequentado o ensino secundário de prosseguimento de estudos e pretenda mudar para um curso profissional tem equivalências?
Sim. Existe a possibilidade de equivalências nas disciplinas das componentes científica e sociocultural.
21 - Se um aluno de um Curso Profissional não realizar um determinado módulo/UFCD de uma disciplina, pode continuar a frequentar e obter aprovação nos módulos seguintes dessa disciplina?
Sim. A escola desencadeia mecanismos de apoio que permitam ao aluno a recuperação de aprendizagens, de acordo com as suas necessidades e ritmos de aprendizagem.
22 - Qual o limite de faltas nos cursos profissionais?
Os alunos não podem ter mais de 10% de faltas aos módulos das diferentes disciplinas, e 5% na Formação em Contexto de Trabalho. As faltas justificadas podem ser recuperadas / repostas.
23 - Quando é que um aluno obtém o diploma final de um curso?
23.1 - Curso de Educação e Formação
23.1.1 - Quando obtém aprovação em todos os módulos de todas as disciplinas/ufcd, incluindo na FCT e na PAF. O diploma confere certificado escolar do 9º ano e certificado de qualificação profissional de nível II, do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ).
23.1.2 - Quando obtém aprovação em todos os módulos de todas as disciplinas/ufcd, não incluindo FCT e PAF. O diploma confere certificado de competências escolares do 9º ano de escolaridade.
23.2 - Cursos Profissionais
23.2.1 - Quando obtém aprovação em todos os módulos de todas as disciplinas/ufcd, incluindo na FCT e na PAP. O diploma confere certificado escolar do 12º ano e certificado de qualificação profissional de nível IV, do Quadro Europeu de Qualificações.
24 - Qual a vantagem em obter um curso na EPIDH?
24.1 - Cursos de Educação e Formação
24.1.1 - Oferece dupla certificação, escolar e profissional. Prosseguimento de estudos na área de Cozinha Pastelaria.
24.1.2 - Mais de 60% das horas de formação técnica em contexto de simulação real de trabalho.
24.2 - Cursos profissionais
24.2.1 - Oferece dupla certificação, escolar e profissional, com qualidade e rigor técnico. Permite a continuação de estudos e/ou a integração no mundo do trabalho onde a falta de técnicos especializados é notória, quer em Portugal quer na União Europeia ou resto do mundo.
24.2.2 - Parcerias com entidades locais, regionais e nacionais da área da restauração e hotelaria.
24.2.3 - Mais de 85% das horas de formação técnica em contexto de simulação real de trabalho.
24.3 - Cursos Formação Modular
24.3.1 - Escola certificada para ministrar cursos na área de restauração e hotelaria.
24.3.2 - Parcerias com entidades locais, regionais e nacionais da área da restauração e hotelaria
24.3.3 - Mais de 95% das horas de formação técnica em contexto de simulação real de trabalho.
25 - Se interromper o percurso escolar posso regressar?
Sim, se na escola ainda estiver em funcionamento o curso profissional e se observem os pressupostos enunciados no Regulamento Interno da Escola.
26 - Se interromper um percurso de educação e formação profissional em determinado período, posso retomá-lo na Europa?
Sim, através de pedido de equivalências em vigor em cada país ou através do sistema europeu de créditos – ECVET.
27 - Vantagens para a inserção na vida ativa?
O reconhecimento pelo tecido empresarial da qualidade de formação e certificação adquiridas nos cursos profissionais da EPIDH facilita a inserção na vida activa tanto a nível nacional como internacional.
28 - Depois de acabar o curso, existe acompanhamento aos diplomados?
Sim. A EPIDH dispõe de um Gabinete de Acompanhamento Pós-Formação (APF) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - que acompanha a inserção dos diplomados no mercado de trabalho, nos primeiros anos da vida ativa, fornecendo informação quer às unidades hoteleiras sobre o perfil dos diplomados quer aos ex-alunos sobre a oferta de emprego.
Além disso, a Confraria do Infante e Gastronomia das Descobertas nos seus encontros promove a convivialidade e a socialização à volta da mesa, em redor do que é da mesa enquanto veículo integrador e promotor da coesão e igualdade entre os ex-alunos, os actuais e os futuros formandos da EPIDH.
Entidades empregadoras
1 - Qual a vantagem em ter um colaborador diplomado com um curso profissional?
A garantia do colaborador possuir competências técnicas e transversais adequadas ao exigente e competitivo mundo do trabalho atual.
2 - A EPIDH colabora com outras entidades?
A EPIDH tem protocolos com unidades hoteleiras e de restauração com prestígio bem como com entidades ligadas à Justiça, à Educação, à Segurança Social, à Saúde e à Economia e emprego.
3 - O que diferencia os diplomados da EPIDH relativamente aos outros?
Uma formação realizada num contexto muito próximo do mundo real do trabalho, orientado por um projeto educativo direcionado para o empreendedorismo, sustentabilidade social e ambiental.
4 - Quais as competências que distinguem os diplomados da EPIDH?
Responsabilidade, envolvimento, capacidade de trabalho em equipa, domínio das novas tecnologias, autonomia, disponibilidade para a aprendizagem ao longo da vida, inovação, capacidade de adaptação a novas situações, resiliência e capacidade crítica.
5 - Como posso candidatar-me a receber alunos em FCT na modalidade de Estágio?
Deve manifestar essa intenção junto da escola em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. fazendo uma caracterização da entidade e indicando o número de formandos a acolher, por área de formação - Cozinha / Pastelaria e/ou Restaurante / Bar.
6 - A FCT tem custos para a empresa?
Não. São apenas estabelecidos, em parceria com a unidade hoteleira/restauração, o plano/roteiro de formação atento o conteúdo do perfil de saída e o protocolo de estágio. O aluno tem um seguro.
7 - A escola está aberta à assinatura de mais protocolos de parceria?
Sim. Desde que se insiram no projeto educativo e sejam relevantes em termos de qualificação para os formandos.
8 - Quem avalia a FCT?
De acordo com o regulamento da FCT, a avaliação compete ao tutor na entidade de acolhimento e ao professor orientador da escola que fazem uma avaliação qualitativa e quantitativa. O conselho de turma ratifica a classificação proposta.